domingo, 6 de abril de 2014


 
 
O CXPAR junto a CBX(Confederação Brasileira de Xadrez) ,FEXERJ(Confederação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro) e Secretaria de Esporte e Lazer de Paraty,tem a honra de produzir em Paraty    um dos torneios mais importante do circuito brasileiro de xadrez  o  Regional Sudeste 2014 que tem por objetivo,alem promover a prática de xadrez magistral no nosso estado e o intercâmbio entre os enxadristas brasileiros e estrangeiros, classificar dois  enxadristas para a Semifinal do Brasileiro, sendo que o melhor colocado terá direito à hospedagem.

O evento ocorrerá do dia 18 a 21 de abril no excelente salão de evento do Hotel Pereque onde a exemplos das edições anteriores contará com  jogadores de vários níveis sendo uma excelente oportunidade de intercambio para os atletas da região.Mais informações:

http://regionalsudestecbx.blogspot.com.br/
 

Esse ano o estadual de menores ,diferente de anos anteriores, ocorreu em duas etapas a molde do que ocorre no Brasileiro de categorias. A primeira etapa ocorreu  no dia 15 de março com o Festival Estadual da Criança(FEC) em Barra Mansa .O evento foi realizado graças a parceria entre  prefeitura de Barra Mansa e a FEXERJ .Segundo a organização, estiveram presente 89 jogadores do Rio de Janeiro: Paraty, Barra do Piraí, Quatis, Barra Mansa, Rio das Ostras, Petrópolis, Rio de Janeiro, Vassouras e Três Rios ,distribuídos nas categorias sub 8, sub 10, sub 12 e sub 14. A competição foi sediada no Centro de Lazer Feliz  da Vida, no bairro Santa Rosa O torneio teve o objetivo, além de apontar os campeões estaduais, masculino e feminino de cada categoria, indicar os representantes do estado no Festival Nacional da Criança, que acontece em abril, em Foz do Iguaçu (PR).
Cainã Bittencourt e Kelly Bittencourt foram os representantes de Paraty nas categorias sub 12.A categoria sub 12 absoluta era a mais equilibrada do torneio ,com 3 campeões brasileiros em 2013 e Cainã era um deles . Sendo considerado a terceira força ,Cainã comprovou as expectativa com seu terceiro lugar,mas esteve bem perto do titulo. Kelly também não se saiu bem contra as outras favoritas, mas obteve um bom terceiro lugar. O evento teve a direção de Nilson Abrantes ,responsável pelo xadrez escolar de Barra Mansa e  arbitragem de AI Marcelo Einhorn e equipe.Leia mais sobre o evento em : 


 
As categorias sub 16 ,sub 18 e sub 20 no naipes absoluta e feminina,foram disputado em Três Rios no Festival Estadual da Juventude.A oportunidade de jogadores de das categorias sub 14 participar da categoria sub 16 e o grande boom do xadrez em Barra do Pirai provocou um salto no numero de participantes em relação ao ano passado.O evento foi um sucesso graças a direção do presidente do clube de Três Rios ,Patrick Monerat,as parcerias Prefeitura de Três Rios,SESC  Três Rios e FEXERJ. A equipe de arbitragem teve ,assim como no FEC o arbitor pricinpal, Marcelo Einhorn e equipe: Nilson Abrantes, Renato Oliveira, Filipe Fernades, Willian e Amaro. No total 7 cidades representaram o que há de melhor no xadrez de base do Rio de Janeiro: Paraty, Barra do Piraí, Quatis, Barra Mansa, Resende, Petrópolis, Rio de Janeiro.Os participantes, assim como ocorreu em Barra Mansa,foram agraciados com o livro do escritor e jornalista  Wadinho com um livro sobre a história dos campeonatos brasileiros de xadrez.
 
          Paraty foi representado Cainã Bittencourt , Kelly Bittencourt e Pedro Poli.Os meninos foram muito bem.Pedro Poli com 4 pontos com que entrou com a sétima força conquistou o sexto lugar e Cainã Bittencourt fez 3,5.A grande vitoriosa de Paraty que com 12 anos obteve o vice campeonato na categoria sub 16,perdendo apenas para favoritíssima Clarice Monerat.O evento também os representantes do estado no Festival Nacional da Juventude, que acontece em maio, também em Três Rios
Saiba Mais:
Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!