segunda-feira, 18 de novembro de 2013


O Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar é um dos torneios mais importantes do xadrez infantil. Que ocorreu entre os dias 18 e 20  de Outubro deste ano, na cidade de Betim, Minas Gerais. 370 competidores de 9 Estados brasileiros disputaram partidas nas categorias do 1.° ao 9.° ano do Ensino Fundamental e do 1.° ao 3.° ano do Ensino Médio, masculino e feminino.
O Rio de Janeiro marcou presença com atletas das cidades de Quatis, Três Rios, Vassouras, Juiz de Fora (que jogam por Três Rios) e a nossa querida Paraty, representada pelos enxadristas e  irmãos Kelly e Cainã Bittencourt .

Kelly Bittencourt que recentemente esteve afastada do circuito enxadrístico disputou à categoria 6º ano fundamental feminino contra jogadoras de Goiás, Minas Gerais, Rio Janeiro e São Paulo, a nossa atleta jogou com muita garra todas as partidas buscando sempre as primeiras colocações, mas perdeu na última rodada e obteve o sétimo lugar, com 3 pontos dos 6 possíveis.

Cainã Bittencourt que teve uma preparação mais intensa; preparo este, que incluiu o titulo de Campeão Estadual Interclube Classe C; e a participação no Regional de Volta Redonda entre outros, consagrou-se Campeão Brasileiro na categoria 6º ano Fundamental masculino.
Sua categoria contou com atletas da Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Cantarina e São Paulo.

Nas partidas disputadas por Cainã, o empate com o baiano Álvaro Miguelino tetracampeão da categoria em seis edições tinha gosto de vitória.
Na sexta rodada o nosso atleta enfrentou Nathan Dias Straginski que é o atual campeão Sul-Brasileiro Escolar (cat. 6° ano).
No inicio da ultima rodada, Cainã estava empatado em pontos com Álvaro, no entanto, perdendo no terceiro critério de desempate.
Álvaro, que até então, somava 35 partidas sem perder nos campeonatos escolares brasileiros e que enfrentou João Vitor Dalanhol acabou perdendo sua histórica sequência de vitórias.

Por sua vez Cainã, venceu sua ultima partida após quase 2 horas de um jogo com 102 lances, Consagrando-se campeão.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!